Diario Ateista

  • Home
  • Contactar
  • AAP
  • #ateismo
  • Fórum

A Irlanda e a laicidade

22 de Julho de 2011  |  Escrito por Carlos Esperança  |  Publicado em Vaticano  |  16 Comentários

O debate sobre a laicidade percorre a Europa e está em risco de ser asfixiado nos países do Magrebe onde multidões de descontentes apelavam à liberdade com a consciência de que não há liberdade adjectivada. Não há democracias populares, islâmicas ou católicas. Ou há ou não há democracia com as liberdades que lhe são inerentes e a necessidade do aprofundamento da igualdade económica, social e política.

Onde o clero mina o poder político as liberdades ficam em risco.

A secularização da Europa é uma bênção que os radicalistas religiosos abominam mas a laicização parece reforçar-se.

Recentemente a Irlanda teve a coragem de condenar o Vaticano. Fê-lo o Parlamento (por unanimidade) e o Governo. É um bom sinal num país que, até há pouco, viveu sob a tutela eclesiástica, onde os conventos serviam de prisões a jovens mães solteiras, onde as leis civis estavam condicionadas pelo poder das sotainas e onde o cheiro a incenso e a humidade da água benta contaminavam a cidadania.

Da Irlanda sopram bons ventos.

 
  • Anónimo

    A cereja no topo do bolo é quando o Diário Ateísta publica e permite comentários, sem qualquer censura ou resposta de Carlos Esperança, com ameaças à integridade física dos comentadores discordantes.O exposto abaixo, escrito por alguém que assina como Zemano, encontra-se na caixa de comentários do artigo “Ateus e Créus”:

    «Os administradores do blog têm acesso aos IPs de todos os comentadores, pelo que não é tão difícil como pensa chegar até ele e fazê-lo passar umas semanas numa urgência. E, quando lá estiver com um braço engessado e umas costelas partidas, vai ter tempo para apurar a escrita e melhorar a retórica. Não é tarefa impossível chegar ao traffic shaping deste canalha e arranjar-lhe uma placa dentária nova. Não é tão difícil quanto ele julga.»

     O ateísmo militante português já chegou a este ponto…

    http://neoateismoportugues.blogspot.com/2011/07/etica-do-diario-ateista.html

  • Anónimo

     Jairo1 se não fosses BURRO sabias que essa é uma reposta às muitas ameaças e insultos do palhaço de serviço TONY. Mas a um palerma como tu não se pode exigir mais não é verdade?

  • Anónimo

    Esse ameaçador tem muita letra mas é só letra. Na hora de levar no focinho, borrava-se todo de merda. Ele que apareça…

  • Anónimo

    Esse ameaçador tem muita letra mas é só letra. Na hora de levar no focinho, borrava-se todo de merda. Ele que apareça…

  • Anónimo

    Então não apareces cobardolas ?

    Não vens mostrar o homenzinho que és. Aparece, porco, a tentar cumprir as tuas nojentas ameaças. Depois se veria quem é que iria ficar com costelas partidas e a engolir todas as tuas badalhoquices.

    Anda, aparece…

  • Anónimo

    Então não apareces cobardolas ?

    Não vens mostrar o homenzinho que és. Aparece, porco, a tentar cumprir as tuas nojentas ameaças. Depois se veria quem é que iria ficar com costelas partidas e a engolir todas as tuas badalhoquices.

    Anda, aparece…

  • Anónimo

    Estão a oferecer placas dentárias ?

    Oh que bom !

    Onde é que me posso oferecer ?

    E pontes ?  Também oferecem pontes ?

    É que tenho os dentes uma lástima, os dentistas estão pela hora da morte.

    E uma reconstrução facial também ficava em conta.  

    Será que posso levar uma fotografia para servir de modelo à reconstrução ?  Sempre quis ter a fronha do brad pit.

  • Anónimo

    Vocês andam excitadissímos.

    Por amor de deus, se se encontrarem mesmo não se esqueçam de levar preservativos.

  • Anónimo

    Não havia necessidade.

    Qualquer dia ainda transformam isto num blog sado-mazo-gay-coprófilo.

  • Anónimo

    De facto é impressionante.  

    Nunca pensei que a Irlanda reagisse.  

     Pensei sempre que iam ficar na treta do “não se pode generalizar”  como aqueles maridos que são apanhados pela esposa a fornicar a vizinha mas garantem à mulher em fúria que “isto não é o que parece”.

  • Anónimo

     Mas onde!!! TONY diz-me onde! Tu estás completamente choné não estás?

    Olha dou-me por vencido. Não te respondo mais.
    Tu queres é cúnfia para te exibires.

    Estou como diz aqui em cima o dehdehduduho: – Fica com os preservativos. Tu tens mesmo problemas mentais, discutir contigo é uma nítida perda de tempo.Podes provocar que não levas mais troco.
    Aliás, penso que se todos te fizessem o mesmo já tinhas ido tocar
    castanholas pró Brasil (lugar onde correram contigo, lembras-te?)
    Vou aplicar-te o provérbio: – Vai ladrar à horta que morreu o cão ao dono.

  • Anónimo

    dehdehduduh você é tão divertido!

    No nosso espaço comercial realizamos os desejos mais íntimos dos nossos estimados clientes.

    Como a do brad pito não garanto, mas, passamos no talho mais próximo e aplicamos-lhe umas ventas de porco, que acha?

    Ah! se levar preservativos arranja-se  qualquer coisinha… com toda a certeza.

    Beijinhos.

  • Anónimo

    Oh isabem, você é boa demais para mim.

    Um coração de oiro.

    Ter-se lembrado das ventas de porco denota um toque de sensibilidade delicodoce.

  • Anónimo

    Oh isabem, você é boa demais para mim.

    Um coração de oiro.

    Ter-se lembrado das ventas de porco denota um toque de sensibilidade delicodoce.

  • Anónimo

    Acho estes ateus todos um cobardes.

    Cobardes e fracolas. Não vi uma só resposta no blogue do Jairo. Levam porrada, são, literalmente arrastados pela lama, mas calam-se. 

    CALAM-SE, COBARDEMENTE E SEM ARGUMENTOS. 
     
    Há verdades que são irrefutável, eu sei. Por isso ficais calados. 

  • Anónimo

    Fazer publicidade a blogues alheios requer o pagamento de uma taxa. Alias, o Entrecosto pode fazer porque é aqui que ele vem buscar alguma matéria prima para produzir aquele interessantíssimo blogue . É-lhe perdoada a taxa.
    Mas terceiros como o Sr. X underscore 1, tem que a pagar.Passe depois pela secretaria por obséquio.

Arquivo Histórico

Colaboradores

  • Abraão Loureiro
  • Associação Ateísta Portuguesa
  • Carlos Esperança
  • Eduardo Costa Dias
  • Eduardo Patriota
  • Fernando Fernandes
  • João Vasco Gama
  • José Moreira
  • Ludwig Krippahl
  • Luís Grave Rodrigues
  • Onofre Varela
  • Palmira F. Silva
  • Raul Pereira
  • Ricardo Alves
  • Ricardo Pinho
  • Ricardo S Carvalho

Visitas

Diário

Julho 2011
D S T Q Q S S
« Jun   Ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Top Commenters

Administração

  • Iniciar sessão
  • RSS dos artigos
  • Feed RSS dos comentários.
  • WordPress.org

#ateismo

Canal #ateismo no IRC.

Use o mIRC ou o ChatZilla para aceder.



©2012 Diário Ateísta
Concebido na plataforma WordPress sobre tema desenvolvido por Graph Paper Press.