Diario Ateista

  • Home
  • Contactar
  • AAP
  • #ateismo
  • Encontros

Diário Ateísta – 7.º aniversário

30 de Novembro de 2010  |  Escrito por Carlos Esperança  |  Publicado em Ateísmo  |  97 Comentários

Há sete anos um grupo de ateus decidiu criar este blogue e, graças à dedicação de vários colaboradores, tem cumprido os fins a que se propôs. Dia após dia, mês a mês, todos os anos, cumpriu o objectivo de desmascarar as mentiras religiosas, os interesses do clero e o obscurantismo pio.

A religião católica sempre gozou de privilégios e foi favorecida pela ditadura salazarista com a qual, salvo honrosas excepções, o clero viveu em promíscuo contubérnio, sem se saber onde começava o braço da censura política e acabava o da religiosa. A ICAR foi firme apoiante da guerra colonial, da discriminação legal das mulheres, da proibição do divórcio, da criminalização da IVG, da hegemonia dos homens sobre as mulheres, do partido único e de imensas injustiças que só as sociedades livres conseguem erradicar.

Respeitando os crentes, o Diário Ateísta entra hoje no 8.º ano de existência, infatigável e firme na luta contra crenças que intoxiquem os cidadãos, envenenem as relações entre pessoas e comprometam a paz.

O DA não pensa que a Igreja católica seja pior do que outra qualquer, pela natural razão de que não há uma única prova da existência dos deuses criados pelos homens para cada uma delas, nem leva a sério a vontade que o seu clero atribui ao deus privativo.

Cada religião considera falso o deus de todas as outras e, certamente, nesse ponto, todas têm razão. Nós, ateus, só consideramos falso mais um o que nos leva a pensar que todos somos ateus.

O inventário dos malefícios que todas as religiões causaram ao longo dos séculos, dos crimes que cometeram, do progresso que tolheram e das superstições que espalharam, será feito diariamente neste espaço, criado exclusivamente por ateus, e sobretudo para ateus, sem nos deixarmos intimidar pelos ataques informáticos de que já fomos vítimas nem pelo ódio que nos devotam os avençados do divino.

O DA continuará a denunciar, como até aqui, a indústria dos milagres, o negócio das indulgências, o tráfico das relíquias, a orquestração das peregrinações, as encenações litúrgicas e o saque dos dinheiros públicos para o proselitismo pio.

Não pouparemos o imperialismo sionista dos judeus das trancinhas que fazem a guerra com base numa herança divina registada na Tora, não seremos meigos para o fascismo islâmico que aliena crentes nas mesquitas e madraças e transforma homens em suicidas e assassinos, nem nos conformaremos com a indústria da santidade que põe cadáveres a fazerem milagres que rendem emolumentos ao Vaticano. Não ficaremos insensíveis aos que adoram vacas e dividem as pessoas em castas nem a seitas mais novas que fazem milagres em directo para gáudio dos supersticiosos e incremento do dízimo.

Fiel à Declaração Universal dos Direitos do Homem e ao respeito pela Constituição da República Portuguesa, o Diário Ateísta manter-se-á defensor do pluralismo ideológico, da laicidade do Estado e do livre-pensamento.

 
Newer Comments →
  • Costa

    E para que servirão os aniversários senão para reafirmar a gratidão pelo óptimo trabalho desenvolvido? Parabéns!

  • Costa

    E para que servirão os aniversários senão para reafirmar a gratidão pelo óptimo trabalho desenvolvido? Parabéns!

  • Costa

    E para que servirão os aniversários senão para reafirmar a gratidão pelo óptimo trabalho desenvolvido? Parabéns!

  • Sandramdcunha

    Muitos Parabéns! E continuem o excelente serviço público! :)

  • Sandramdcunha

    Muitos Parabéns! E continuem o excelente serviço público! :)

  • sempapasnalingua

    Oh sr. José Moreira
    permite-me que deixe aqui um recado ao “amigo” Ricardo Alves?
    Reconheço que desertei ingratamente este pátio de recreio e isto nada tem nada a ver com as bagunças que andam por aqui a discutir, mas como perdi o n° do telemóvel do Ricardo, e sei que sua senhoria é pessoa influente neste local, pensei recorrer ao DA como bosta restante.
    Obrigado

    oh ricardo,
    atão não pias nada sobre o referendo suiço?
    É só azia, não é?
    Mais uma vitória da UDC e do grande Oskar Freysinger sobre o islamofascismo e a corja dos idiotas úteis islamo-canhotos. Não, nada, não me refiro a ti, qu’ideia!?
    Pois bem, soma e segue.Depois dos minaretes, Geert Wilders, as eleições na Suécia… Pas mal, pas mal du tout.
    Olha dia 18/12/10 há mais uma viagem a Paris. Se precisares de ajudas de custo…”carcanhol” não falta.
    Queres vir? Mas aviso desde já, que aquilo lá para os lados da Riposte Laique e da Resistence Republicaine é só fascistas, racistas, xenófobos,islamófobos, hooligans, cabeças rapadas… gente do piorio, quoi!simplesmente infrequentáveis,mas comigo não tens nada a temer, pas du tout garanto-te e ainda te apresento à Christine Tasin,ao Pierre Cassen, e a outros pilantras como o Pascal Hilout Mohamed.
    Vamos a isso?
    Oxalá o convite não aborte como aquele para Alpedrinha. Lembras-te? A estátua do tal cardeal, sim, D. Jorge Da Costa. Como a tua seita não ajudou, receei o pior.Felizmente até agora ainda não fizeram nada, talvez seja porque o meu melhor amigo fosse um dos promotores e ainda por cima é o actual provedor da santa casa da misericórdia, dono da obra.
    Talvez, quem sabe? Sabes que numa aldeia o compadrio tem muita força, mais que muitas associações de “laicos-republicanos-ateus” especialistas em saliva.
    Aguardo noticias.
    Até lá beijinhos da Eurábia com Amor e saudades.
    sempapasnalingua

  • Anónimo

    Muitos parabéns!

  • antoniofernando

    “O inventário dos malefícios que todas as religiões causaram ao longo dos séculos, dos crimes que cometeram, do progresso que tolheram e das superstições que espalharam, será feito diariamente neste espaço, criado exclusivamente por ateus, e sobretudo para ateus, sem nos deixarmos intimidar pelos ataques informáticos de que já fomos vítimas nem pelo ódio que nos devotam os avençados do divino.Fiel à Declaração Universal dos Direitos do Homem e ao respeito pela Constituição da República Portuguesa, o Diário Ateísta manter-se-á defensor do pluralismo ideológico, da laicidade do Estado e do livre-pensamento.”

    Carlos Esperança

    Isto é mera conversa de blá-blá-blá mas não tem consistência intelectualmente séria. Você está cativo da sua estratégia proselitista e anda constantemente às rodas atrás das roscas. A táctica é sempre a mesma mas facilmente se desmonta. Você parte constantemente de casos isolados, do âmbito religioso, eventualmente censuráveis, para renitentemente incorrer na falácia indutiva generalizante de que as religiões são péssimas e etc e tal. Mas quando se trata de louvar todos os casos de grandeza humana, no mesmo âmbito, você não diz nada.Da História das Religiões, você só invoca parte da História. A outra você faz de conta que não sabe. E quanto aos casos de monstruosos atropelos aos direitos humanos, por parte de ateus, como Estaline, Pol Pot e outros que tais, você aparece aqui todo pio a dizer hipocritamente coisas do estilo: ” coitadinho do ateu Estaline, mas malvado do comunista Estaline”. E quando Bento XVI,e muito bem , critica o ateísmo comunista intolerante desses crápulas, parece logo aqui o Luís Grave Rodrigues a injuriá-lo de ” facínora”. Mas não vão ficar aqui a falar sozinhos….

  • Carlos Esperança

    Isto é o Diário Ateísta não é o Mensageiro de Fátima nem o Cavaleiro da Imaculada (passe o paradoxo).

  • http://nmhdias.blogspot.com Nuno Dias

    Parabéns!

  • carpinteiro

    Muitos parabéns a todos os que de alguma maneira contribuem para que este espaço seja uma realidade .

  • Carlos Esperança

    O Carpinteiro é um dos mais lúcidos e empenhados colaboradores. Tem lugar no outro lado.
    Obrigado.

  • antoniofernando

    É verdade que é o Diário Ateísta e que não é o Mensageiro de Fátima nem o Cavaleiro da Imaculada ( passe o paradoxo).

    A frase é sua mas eu subscrevo…

  • Jairo Entrecosto

    Portanto, há sete anos que estes ateus se preocupam todos os dias em falar de religião. Os meus parabéns! Não é todos os dias que um dos mais extraordinário caso de alzheimer colectivo completa 7 anos.

    “Cada religião considera falso o deus de todas as outras e, certamente, nesse ponto, todas têm razão. Nós, ateus, só consideramos falso mais um o que nos leva a pensar que todos somos ateus”

    Irra…que é burrinho e não tem vergonha do demonstrar!
    Esperança, pá, encare a realidade. Você usa um discurso pré-fabricado. A sua conversa é facilmente mapeável. A técnica fraudulenta que utilizou acima já é sobejamente conhecida. Não resiste a uma dose de cepticismo e lógica elementar:

    http://quebrandooencantodoneoateismo.wordpress.com/2010/10/11/tecnica-todos-sao-ateus/

    Sete, sete anos!, de “ateísmo” desta qualidade. Fantástico!

    O Diário Ateísta não tem nada a ver com ateísmo ( filosofia). É um antro de marxismo cultural ( política), contribuindo diariamente para o fortalecimento do mito do homem que vai salvar a humanidade. É por isso que eles atacam apenas as posições conservadoras da religião. O conservador é o verdadeiro céptico: não acredita no homem.

    http://quebrandooencantodoneoateismo.wordpress.com/2010/11/28/desfazendo-equvocos-sobre-marxismo-cultural/

  • Athan3

    Estou terminando de revisar um trabalho aqui agora, são 23:43 no Brasil ( é, sem-crenças dão duro pra viver); só posso mesmo congratular-me com a coragem, talento, e idoneidade de vocês … Parabéns …

  • antoniofernando

    23: 43 ? Tens a certeza ? já conferiste com o respectivo meridiano? E qual a latitude ? E a Coordenada geográfica ? E a elipsóide de referência ? E a Dilma em que fase teológica se encontra ? A espetar o dedo ao pessoal ? Agnóstica ou nem por isso ? Crente em Deus ou mais na deusa -mulher ? Ou ainda mais crente no Senhor do Bonfim ?…

  • Abraão

    Parabéns ao DA e aos seus associados pelo trabalho desenvolvido a bem da humanidade durante todo este tempo lutando contra as correntes.
    Parabéns pela liberdade de expressão e isenção. Parabéns pela coragem.
    Hoje somos poucos (mais do que os crentes imaginam) e amanhã continuaremos a sumar mais.
    Um grande abraço para o pessoal da casa.

  • Abraão

    Errata: escrevi SUMAR e corrijo SOMAR

  • Abraão

    Fora do contexto:
    António Fernando O DUVIDOSO.
    Fico sem saber se deus criou o homem ou se foi o António Fernando que criou deus.
    Inclino-me mais para a segunda hipótese pois o dele é diferente do de todos os outros.

  • antoniofernando

    A minha perspectiva é irrelevante. Ainda não consigo chegar ao apuro conceptual da ” espiritualidade laica” do Carlos Esperança…

  • Molochbaal

    Apesar de seres um nacional-parvalhão de primeira estirpe, às vezes tens razão e como não sou um anormal como tu, sou obrigado a reconheçê-lo apesar de da tua parte em relação a mim só ter parvoíces e insultos em troca.

    Assim sendo reconheço que, apesar do Diário Ateísta ser um excelente espaço de discussão em que se abordam abertamente temas que são silenciados noutros sitíos, peca (não no sentido religioso claro) por uma excessivo fanatismo de sinal contrário ao religioso.

    Existem excelentes exemplos de pessoas e organizações religiosas que lutam por um mundo melhor mas a imagem que o Diário faz da religião até parece que são todos uns facínoras, o que não é verdade.

    Quero lembrar aqui que em dada altura a igreja católica foi a única organização que proibiu a aderência ao nacional-socialismo, que foi um bispo católico o único que conseguiu parar o programa de eutanásia de Hitler, que um padre Kolbe morreu para salvar num campo de concentração para salvar um companheiro de prisão, que foi um católico praticante que orquestrou o golpe de estado que quase derrubou Hitler e quase conseguiu matar, que foi um cardeal (Romero) o maior opositor da ditadura na América Central e que morreu por isso, que existem milhões de católicos e ligados a movimentos que pretendem renovar a igreja e afastá-la do primitivismo em que vegeta etc etc etc.

    Sempre fui o maior denunciante dos crimes da religião, mas, pela mesma razão, também tenho de reconhecer todas as suas glórias. Ao Diário só lhe ficava bem fazer o mesmo esforço.

  • Molochbaal

    Apesar de seres um nacional-parvalhão de primeira estirpe, às vezes tens razão e como não sou um anormal como tu, sou obrigado a reconheçê-lo apesar de da tua parte em relação a mim só ter parvoíces e insultos em troca.

    Assim sendo reconheço que, apesar do Diário Ateísta ser um excelente espaço de discussão em que se abordam abertamente temas que são silenciados noutros sitíos, peca (não no sentido religioso claro) por uma excessivo fanatismo de sinal contrário ao religioso.

    Existem excelentes exemplos de pessoas e organizações religiosas que lutam por um mundo melhor mas a imagem que o Diário faz da religião até parece que são todos uns facínoras, o que não é verdade.

    Quero lembrar aqui que em dada altura a igreja católica foi a única organização que proibiu a aderência ao nacional-socialismo, que foi um bispo católico o único que conseguiu parar o programa de eutanásia de Hitler, que um padre Kolbe morreu para salvar num campo de concentração para salvar um companheiro de prisão, que foi um católico praticante que orquestrou o golpe de estado que quase derrubou Hitler e quase conseguiu matar, que foi um cardeal (Romero) o maior opositor da ditadura na América Central e que morreu por isso, que existem milhões de católicos e ligados a movimentos que pretendem renovar a igreja e afastá-la do primitivismo em que vegeta etc etc etc.

    Sempre fui o maior denunciante dos crimes da religião, mas, pela mesma razão, também tenho de reconhecer todas as suas glórias. Ao Diário só lhe ficava bem fazer o mesmo esforço.

  • Molochbaal

    Mas era bom que não fosse um Cavaleiro da Imaculada de sinal contrário.

    Porque Cavaleiro da Imaculada Ateíce também não soa bem.

  • Molochbaal

    Mas era bom que não fosse um Cavaleiro da Imaculada de sinal contrário.

    Porque Cavaleiro da Imaculada Ateíce também não soa bem.

  • Molochbaal

    É precisamente essa colagem de deus a um movimento político que desacredita a igreja.

    Deus é conservador ?

    Aproveitamento político mais miserável não existe. Foi precisamente esse abuso que criou, como reacção, o abuso de sinal contrário – o comunismo.

    Conservadores como tu são os maiores aliados do comunismo e do ateísmo. Dão razões ao comunismo e desacreditam a religião.

  • Molochbaal

    Gostava de expor aqui uma das muitas posições positivas que mesmo a igreja mais conservadora apresenta e que costumam ser olimpicamente ignoradas pelos autores do blogue que, em contrapartida, esmíuçam afincamente tudo o que possa dar má imagem à igreja.

    Fátima: Igreja questiona rendimentos de políticos e empresários

    Bispos atacam reformas chorudas

    As pensões e os salários milionários de políticos e empresários, com o País mergulhado numa “grave crise”, foram ontem criticados, em Fátima, pelos bispos, que anunciaram a criação de um Fundo Social Solidário para ajudar as “vítimas de situações de pobreza”.

    “Há hoje vidas indignas, enquanto outros continuam a viver na opulência”, disse D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reiterando as palavras do comunicado final da assembleia plenária em que os bispos defendem que “é hora para pôr cobro à atribuição de remu-nerações, pensões e recompensas exorbitantes”.
    Sem querer dar um “puxão de orelhas”, sobretudo aos políticos, o presidente da CEP disse sentir que é “um dever e uma obrigação denunciar certas situações”, questionando “até que ponto pessoas com determinados cargos, por muito competentes que sejam, não poderão, porventura, ganhar menos”.
    “Lucros indevidos, meros proveitos eleitorais e resultados oportunistas não servem a recuperação nacional”, defendeu.
    A “grave situação” do País e as “medidas de austeridade” decididas pelo Governo dominaram este encontro dos bispos, que defendem uma “forte intervenção” na correcção de “desequilíbrios inaceitáveis” e de “provocantes atentados” à justiça social.
    “É necessário, na nossa pregação, criar nas pessoas a consciência da responsabilidade que cada um tem em perceber e ajudar quem está mais próximo, como o vizinho que vive uma pobreza envergonhada”, já que a Igreja “não tem capacidade para dar resposta a todos os problemas”, salientou D. Jorge Ortiga.
    Foi aprovado um Fundo Social Solidário que fomenta a ajuda local e de proximidade e iniciativas de promoção humana e desenvolvimento de capacidades. Foi criado ainda o Fundo Bem Comum para ajudar desempregados com mais de 40 anos a criar empregos.”

    Quero expressar aqui o meu total apoio a D. Jorge Ortiga, de quem em muitas coisas sou o maior critíco, mas a quem, neste caso, tenho de reconhecer a elevação moral.

  • Jairo Entrecosto

    “É precisamente essa colagem de deus a um movimento político que desacredita a igreja.”

    Ai ai…

    Quem é que falou em Deus?!

    Não sabia que o diário ateísta era uma igreja. Desacreditei a Igreja Diário Ateísta, por dizer aqui não se defende o ateísmo (filosofia) mas uma estratégia revolucionária de marxismo cultura ( política)l, foi?

    “Deus é conservador ?”

    Deus é necessário, imutável e perfeito. O homem é contingente, criado e imperfeito. Eu disse que o homem céptico, é conservador. Não falei em Deus.Achas que ter fé no homem, como ocorre no Diário Ateísta, se pode chamar “cepticismo”?!

    “Aproveitamento político mais miserável não existe. Foi precisamente esse abuso que criou, como reacção, o abuso de sinal contrário – o comunismo.”

    Qual abuso ou aproveitamento político?!
    Dizer que o marxismo cultural é favorável à criação do mito de que o homem se vai salvar a si mesmo?! Se a verdade dói…

    Tens de ler com mais calma. Há ateus conservadores. Quando eu digo que aqui não se trata de filosofia, é porque já estou a dizer que aqui não se discute a questão de Deus, percebes ou queres um desenho?

    Politicamente, eu defendo o conservadorismo. Por razões óbvias,não tenho fé no homem, independentemente de acreditar ou não em Deus. Estás a ser bastante moralista, quando levas a discussão para ai. Andamos na escola juntos? Não me parece!

    “Conservadores como tu são os maiores aliados do comunismo e do ateísmo. Dão razões ao comunismo e desacreditam a religião.”

    Curioso, pois eu nem sequer tenho religião..
    O comunismo foi responsável por 200 milhões de mortos, quando dizes que eu sou aliado da maior merda que já exisitu à face da terra ( e que ainda polui actualmente bastantes ecossistemas), fazes-me uma grande ofensa.

    A ti, a mentalidade revolucionário já te infectou os miolos. A inversão que fazes entre vítima e agressor ( responsablilizando os religiosos e conservadores dizimados pelos comunas, pelos crimes dos comunas!), é típica no comunismo. O bandido e assassino mata e rouba, porque a sociedade lhe deu razões e o pressionarou para isso, coitadinho.

    Vai chamar “aliado dos comunistas” ao cabrão que vires à frente do espelho, é o único conselho que te posso dar.

  • Anónimo

    Parabéns ao Diário Ateísta e aos seus corajosos colaboradores que dão a cara pela causa do ateísmo em Portugal e pelos objectivos que a AAP se propôs.

    Obrigado também aos crentes dementes que vêm aqui defecar as sua opiniões e seus insultos que me fazem orgulhar a cada dia que passa de ser ateu.

    Obrigado a todos

  • Anónimo

    Parabéns ao DA.
    Infelizmente é nossa (comentadores) a responsabilidade do fraco debate que se vai fazendo. Mas isso não tira o mérito ao vosso projecto.
    Continuem o bom trabalho.

  • carpinteiro

    «Fátima: Igreja questiona rendimentos de políticos e empresários»

    «Bispos atacam reformas chorudas»

    - Bem prega Frei Tomás…

    Já aqui o expus, e repito-o:

    Algumas “curiosidades” referidas na Revista Sábado:

    - D José Policarpo (patriarca de lisboa)
    Quanto recebe: Não apurado
    O que gere: 60% da Renascença, que teve um lucro de 1 milhão de euros; escolhe o Reitor da Católica, que tem um orçamento de 60 milhões
    - D. Jorge Ortiga (arcebispo de Braga)
    Quanto recebe: menos de 1.000€
    O que gere: Uma sociedade anónima com quatro hotéis
    - Monsenhor Cónego Melo(ex-vigário de Braga)
    Quanto recebe: Não apurado
    O que gere: uma albergaria com Spa que custou 4.5 milhões
    - Monsenhor Luciano Guerra (Reitor do santuário de Fátima)
    quanto recebe: 775€
    O que gere: O santuário, em 2005, teve proveitos de 17.2 milhões de euros
    - Padre Manuel Pinha (Ecónomo dos Salesianos)
    quanto recebe: 200 a 300 €
    o que gere: Uma urbanização em Vendas Novas, que poderá render 5 milhões

    Outras curiosidades:
    - A igreja da Santissima Trindade, em Fátima, custou 70 milhões de euros. Foi paga sem recurso a crédito bancário!;
    -Os Salesianos têm licença para construir 415 apartamentos em Vendas Novas, a 20 minutos do novo aeroporto de Alcochete, deverá render 5 milhões de €;
    - A Confraria do Bom Jesus, que pertence à Arquidiocese de Braga, investiu 600 mil euros nas obras do funicular movido a água;
    - A Irmandade de Nossa Senhora da Penha, controlada pela arquiodiocese de Braga, contribuiu com cerca de 300 mil € para a construção do teleférico que liga Guimarães ao Santuário;
    -O seminário dos Olivais e as servas de Nossa Senhora de Fátima ganharam 5 milhões com uma urbanização de 519 apartamentos nos terrenos que detinham em Moscavide;
    - 4 Hotéis junto ao Santuário do bom Jesus foram comprados à Sopete e são geridos por uma sociedade anónima detida de 70% pela aquidiocese de Braga. O valor não foi divulgado;
    - A confraria do Sameiro, tutelada pela arquidiocese de Braga, investiu 4.5 milhões para construir uma Albergaria com SPA, no antigo centro apostólico do Santuário.»
    - Um pequeno exemplo, este porque “deu nas vistas”, pois quem conhece os meandros da igreja sabe que relativamente a dinheiro, o secretismo é total:
    O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de pobreza à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse Vítor Melícias, da “remuneração acima da média” auferida em vários cargos.
    No entanto em Fátima estes arautos da moral dos outros, reúnem-se para “atacar” reformas chorudas:
    “Há hoje vidas indignas, enquanto outros continuam a viver na opulência”, disse D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reiterando as palavras do comunicado final da assembleia plenária em que os bispos defendem que “é hora para pôr cobro à atribuição de remunerações, pensões e recompensas exorbitantes”.
    Claro que para a Lady Gaga de serviço ao DA (vulgo antoniofernando) estas declarações nada têm de “desonestidade intelectual ou panfletárias”.
    Um padre Franciscano, daqueles que fazem voto de pobreza, recebe de reforma 7450 euros http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=4CDB8958-E8B4-4B82-A2AB-F78D1D1220C7&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011
    “Lucros indevidos, meros proveitos eleitorais e resultados oportunistas não servem a recuperação nacional”, defendeu D. Jorge Ortiga http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/bispos-atacam-reformas-chorudas
    - Estas declarações, vindas de um fulano que “depena” desenvergonhadamente os crentes que à Cova na Iria se despojam das suas parcas economias, anéis, cordões e pulseiras de ouro, em que o “tesouro” da boneca com cara de saloia, se avalia em “toneladas”, – não dá vontade de rir mas de ranger os dentes.
    Aposto que o senhor padre “Delícias”, distribui cada cêntimo pelos pobres.
    Este senhor recebe mais de 16 ordenados mínimos por mês e tem a lata (para não lhe chamar outra coisa) de dizer que tem “uma pensão aceitável” mas que não é rico.”Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico’, diz o sacerdote.
    Não há um ordenado “oficial” para os “funcionários de deus”, mas para efeito de descontos, foi acordado um valor entre o que recebe um professor e o ordenado mínimo. Claro que este valor se aproxima sempre que possível, do valor do ordenado mínimo.
    No entanto a Igreja é considerada entidade sem fins lucrativos e paga à Segurança Social menos 1,45 por cento por cada trabalhador do que as empresas do regime geral. Como há em Portugal 4500 padres (três mil seculares e 1500 de ordens religiosas), cada sacerdote contribui com 93,5 euros anuais para o estado!
    Até agora os descontos dos padres para a Segurança Social eram feitos pelas dioceses, pelo chamado “valor mínimo legal”.
    Atendendo aos descontos mínimos, também as reformas dos padres são as mais baixas, a rondar os 260 euros por mês (50 contos!). Tadinhos!!!

  • Pingback: Tweets that mention Diário Ateísta – 7.º aniversário :: Diário Ateísta -- Topsy.com

  • Molochbaal

    “Vai chamar “aliado dos comunistas” ao cabrão que vires à frente do espelho, é o único conselho que te posso dar.”

    Ui que hoje está mal disposto.

    “A ti, a mentalidade revolucionário já te infectou os miolos. A inversão que fazes entre vítima e agressor ( responsablilizando os religiosos e conservadores dizimados pelos comunas, pelos crimes dos comunas!), é típica no comunismo. O bandido e assassino mata e rouba, porque a sociedade lhe deu razões e o pressionarou para isso, coitadinho. ”

    Eu aqui denuncio frequentemente os crimes do comunismo, por isso não me afectas nada.

    Entretanto, lá por reconhecer que o comunismo foi o totalitarismo mais sangrento da história, não me posso esquecer de como surgiu.

    E a sua origem foi precisamente as injutiças socias provocadas por conservadores como tu. O comunismo surgiu porque até nos países mais ricos do mundo, em que aristocracia e burguesia viviam em palácios, a esmagadora maioria da população vivia em estado de escravatura, trabalhava 12 ou 16 horas por dia, sem férias e com uma única tarde semnal de folga, passava fome e dormia em barracas, quando não na rua, morria às dezenas de milhares por doenças causadas por má nutrição e pelo enfraquecimento que a fome provocava em relação a outras doenças. Não tinha educação nem dignidade.

    É esse o mundo que nós vemos hoje no terceiro mundo e que era o “normal” antes de comunistas, sindicalistas, humanistas terem conseguido impor alguma moralidade social, é esse o mundo que os conservadores e neoliberais em geral tentam voltar a impor. E foi nesse ambiente assassino, em que a maior parte da população era explorada até á morte que surgiu o comunismo, como resposta, nomeadamente como resposta às conivências dos religiosos conservadores que justificavam todo o tipo de atrocidades sociais. Foi essa combinação criminosa que deu força ao comunismo e ateísmo.

    Quanto a ter fé no homem, ao contrário dos ateus do blogue não tenho nenhuma. Mas precisamente por saber que o homem em geral é uma merda, maior a responsabilidade moral para tentar melhorar um pouco as coisas. Quem, com a desculpa de o mundo ser uma merda se comporta como uma merda, não passa disso mesmo, é em si mesmo uma merda.

    Quanto ao moralismo também tens razão, considero-me muito mais moral, de longe, do que a maior parte dos crentes conservadores que aqui estão, é por isso que considero nojenta a vossa deturpação da moral, ao transformá-la numa espécie de concurso de quem conserva os colhões mais cheios, ao dizerem que a moral não passa da monstruosidade de simplesmente manter um qualquer tabu sexual, é por isso que vos considero os vervadeiros inimigos da verdadeira moral . Aquela que nos faz tentar mudar a tal merda que o mundo é apesar de não acreditarmos no homem.

    Quanto a ser melhor deixar tudo como está, porque sim, ou confiar em amigos imaginários todo-poderosos que um dia hão-de melhorar o mundo porque nós não estamos para nos dar ao trabalho, deixo essa fuga à realidade e aos deveres morais aos crentes conservadores.

  • Anónimo

    MEU CARO…VAMOS LÁ SER SÉRIOS.

    ISTO NÃO É, SE DEUS QUISER…

    O MAIOR CRIME DA RELIGIÃO É DISTRAIR A HUMANIDADE …
    ENQUANTO OS HOMENS SE VIRAREM PARA OS DEUSES NÃO REINVINDICAM OS SEUS DIREITOS…E POR ISSO, É QUE OS PODERES ANDAM SEMPRE LADO A LADO COM AS RELIGIÕES. MAS TU TAMBÉM VÊS ISSO… OU É ASSIM TÃO DIFÍCIL DE VER?
    QUERES UM MAIOR CRIME QUE ESTE? ANDAR A ENGANAR A HUMANIDADE AO LONDO DOS SÉCULOS…

  • Molochbaal

    O caso concreto do Milícias não sei, embora de facto seja um escândalo,. Mas é bem possível que o homem doe parte do mesmo até à sua ordem, porque aquilo pode funcionar um bocado como os partidos de esquerda em que parte dos rendimentos dos seus deputados revertem para o partido. Mas confesso que não sei. Se o homem guarda aquilo tudo para ele é de facto um criminoso. Mas tenho algumas dúvidas.

    Entretanto, o facto de adminitradores da igreja sejam responsáveis pela administração de milhões, isso não significa que os gerem em benefício próprio, aquilo não lhes pertence. Se os seus ordenados declarados em geral não passam de uns 1000 euros mais umas mordomias dos cargos que lhes facilitam a vida acredito perfeitamente excepto em casos concretos de corrupção. E embora isso seja viver melhor do que a maioria dos tugas, não se compara aos ordenados verdadeiramente criminosos, verdadeiros roubos institucionalizados, que os gestores de grandes empresas normalmente auferem.

    Porque estamos aqui a falar de coisas diferentes. Uma coisa é a riqueza da igreja, outra é a parte dessa riqueza que é usada em proveito dos seus chefes. E, ao contrário do que acontece na sociedade civil, onde as chefias políticas e empresariais enriquecem criminosamente, não me parece, tirando excepções mais corruptas, que essa parte seja muito grande.

  • Anónimo

    Sempre fui o maior denunciante dos crimes da religião, mas, pela mesma razão, também tenho de reconhecer todas as suas glórias. Ao Diário só lhe ficava bem fazer o mesmo esforço.

    ENTÃO PORQUE NÃO COMEÇAS PELOS CRIMES…?

    JÁ AGORA …O QUE ACHAS TU E O D. JORGE ORTIGA DO VALOR DA REFORMA DO FRANCISCANO PADRE MELÍCIAS?

  • Anónimo

    O TONI CRIOU UM DEUS SÓ DELE…É MUITO MAIS CONVENIENTE.

  • Anónimo

    MUITOS PARABÉNS AO DIÁRIO ATEÍSTA E A TODOS OS COLABORADORES.

  • Athan3

    O meliante é tão doentio que tenta infectar com o mal-estar que causa até a hora de nosso computador; e pior o arremedo de gente, intelectualóide-demente, não deve nem ter noção de que aqui no Brasil há um ajuste de horário para economia de energia elétrica, que nomeamos de horário de verão.
    Vamos lá pessoal, é assim que se faz! …

  • MO

    Pelo vistos não sabe o que muitos religiosos ganham. E mesmo sabendo (como no caso do Pe. Melícias, que trabalhou no sector financeiro antes de se tornar padre), não sabe quanto doam e quanto guardam para si. Seja sério. Digo-lhe por experiência própria que quase ninguém mete dinheiro ao bolso ou tem fortunas. Para fazer o quê? Para deixar a quem?

    A Igreja tem património (edifícios, objectos, obras de arte), acumulado ao longo de séculos, mas não confunda isso com o que cada um tem (porque o património é da Igreja, como comunidade, não de A, B, ou C). O Santuário de Fátima foi construído sem empréstimo? Já lá foi? É muito fácil perceber porquê, dada a enchente de pessoas e a sua devoção e generosidade. É como as paróquias, que têm as suas próprias contas, recolhem o seu dinheiro, compram alimentos, ajudam os pobre e os fracos, fazem obras, pagam ao pároco – como entidades financeiras autónomas que são (em Portugal, porque p.ex. nos EUA as entidades autónomas são as dioceses).

    A Igreja não é uma empresa. Nem o Papa é CEO. É feita de pequenas células, que estão todas doutrinalmente(!) em comunhão com a Sé de Roma. A Igreja não é sequer uma “instituição” (embora existam instituições geridas por pessoas da Igreja) é uma comunidade, a assembleia dos cristãos (ecclesia).

    Pax et bonum

  • Ali

    “Não pouparemos o imperialismo sionista dos judeus das trancinhas que fazem a guerra com base numa herança divina registada na Tora”

    SERÁ MESMO??? Não vejo críticas duras a esses “Pobrezinhos”… que usam e abusam do Holocau$to pra se vitimarem pra sempre… A liberdade de expressão tem sido morta no altar do sionismo… isso o blog não diz

  • Anónimo

    É redundante, mas… parabéns.
    E agradeço, reconhecido, aos crentes que conseguem dar uns traços de humor a um portal sério. Mas, como disse, um dia, um comentador, o humor é sinal de inteligência. Os crentes é que só o praticam inconscientemente…
    Eles nem sabem o que fazem.

  • Jairo Entrecosto

    Para quem se diz contra o comunismo, não me pareces muito contra:

    “É esse o mundo que nós vemos hoje no terceiro mundo e que era o “normal” antes de comunistas, sindicalistas, humanistas terem conseguido impor alguma moralidade social, é esse o mundo que os conservadores e neoliberais em geral tentam voltar a impor. E foi nesse ambiente assassino, em que a maior parte da população era explorada até á morte que surgiu o comunismo, como resposta, nomeadamente como resposta às conivências dos religiosos conservadores que justificavam todo o tipo de atrocidades sociais. Foi essa combinação criminosa que deu força ao comunismo e ateísmo.

    Tens de decidir, ou sou um “aliado do comunista” ou um inimigo do comunista. Ou o comunismo é mau, e os conservadores são responsáveis por tere ajudado a criá-lo e mantê-lo, ou o comunismo é bom e os conservadores querem acabar com o maravilhoso mundo de “moralidade” que o comunismo ajudou a criar.

    Assim se vê, a ti a estratégia gramsciana, o marxismo cultural que impera neste país, já te queimou os neurónios todos. Defendes uma coisa, e o seu contrário, no mesmo texto.

    O comunismo gerou morte,escravidão e miséria. Não tirou uma única pessoa da pobreza, a não ser aos bandalhos que tomaram o poder e grupos de amigos.
    O comunismo é teoricamente contraditório, mentiroso, impossível, e uma estratégia premeditada de banditismo, para um grupo tomar o poder, prometendo o céu na terra.
    Não há uma única contribuição do comunista para a “moralidade” no mundo do trabalho. Os EUA e a Inglaterra, por exemplo, acabaram com os problemas que referiste sem qualquer comunismo! O comunismo, não acabaou, antes agravou, todos esses problemas.

    És uma vergonha. Continua a defender comunistas à vontade, mas não digas que sou eu o aliado desses mentirosos e assassinos.

    Dizer que o comunismo

  • Hunigbor

    Valeuuuuu!!!! É isso aí … pé na estrada, que a vida é bela … sem ter na cabeça nenhuma religião, claro.

  • Antonio Porto

    Parabéns ao DA, só falta questionar o ateísmo da china, incrustado
    no partido comunista.
    Mas aí já é pedir demais, pois até o prêmio nobel da paz de 2010
    eles prenderam, imaginem meros ateus revolucionários.

  • Andreia_i_s

    Parabéns pelos criadores deste blog, mostra coragem e determinação para discutir questões que muitas pessoas por vezes receiam falar abertamente. Continuem :) .

  • Andreia_i_s

    Parabéns pelos criadores deste blog, mostra coragem e determinação para discutir questões que muitas pessoas por vezes receiam falar abertamente. Continuem :) .

  • Molochbaal

    Eu estou sempre a falar nos crimes, aí os crentes não gostam. Depois falo nas glórias, aí os ateus não gostam,

    Ninguém gosta que se fale dos seus podres e das coisas positivas que os adversários possam ter.

    Sou muito infeliz, ninguém gosta de mim.

    Mas também, para amigos destes, prefiro dar-me com os cães que são muito mais honestos.

  • Molochbaal

    Em parte tens razão, porque é essa a orientação geral da religião.

    Digo em parte, porque, apesar de ser essa a orientação geral, ainda existem milhões de crentes para quem a religião, pelo contrário, é uma inspiração para lutar por um mundo melhor.

    Ou então como explicas um padre Kolbe, um Oscar Romero, um Stauffenberg, um Evaristo Arns, um Leonardo Boff etc etc etc ?

    Informa-te sobre estes nomes e talvez compreendas, se tiveres honestidade para isso, o que eu quero dizer.

  • Anónimo

    O Calhamaço dos Embustes apresenta-lhe parabéns, e deseja-lhe muitos anos de vida, associando-se à festa!
    http://1.bp.blogspot.com/_MFebzQ9LkcA/TPUqL6DScWI/AAAAAAAAAuY/1zCHCLjs6Kw/s400/Anivers%25C3%25A1rio%2BDA.jpg

  • Molochbaal

    “Tens de decidir, ou sou um “aliado do comunista” ou um inimigo do comunista. Ou o comunismo é mau, e os conservadores são responsáveis por tere ajudado a criá-lo e mantê-lo, ou o comunismo é bom e os conservadores querem acabar com o maravilhoso mundo de “moralidade” que o comunismo ajudou a criar. ”

    Por mim está decidido. nem uma coisa nem outra.

    darei sempre razão a quem ativer e atacarei sempre quem não a tiver, independentemente da cor política.

    Nalgumas coisas uns têm razão, noutras os outros, algumas mais nem uns nem outros têm razão e numas poucas até têm os dois. Para mim tem razão quem a tiver, não quem usar a camisola da cor que eu mais goste.

    Nunca me venderei pela cor de um camisola. Compreendo que isto seja difícil de compreender atendendo à maneira de pensar habitual dos homens, é por isso mesmo que prefiro os cães que bichos MUITO mais asseados.

    Agora, se vais dizer que as condições sociais que eu mencionei, que eram correntes antes do aparecimento do comunismo eram mentira, obviamente que terei de te mandar para a puta que te pariu, porque toda a gente sabe o que se passava na sociedade por volta do Séc XIX e inícios do XX. E se estás a gozar com a minha cara não te devo respeito nenhum.

    “Os EUA e a Inglaterra, por exemplo, acabaram com os problemas que referiste sem qualquer comunismo”

    Esses países resolveram esses problemas, em parte, graças a renovadores sociais e não a conservadores de merda como tu. Pelos conservadores estava tudo na mesma, como em 1850, uns a viver em palácios, outros a morrer de fome. Aliás, a tua comparação é elucidativa, nos dois países que mencionaste (não te atvreveste a mencionar os países nórdicos, socialistas, os ÚNICOS onde esses problemas foram efectivamente resolvidos), desses dosi exemplos, o americano, onde os conservadores são mais fortes, é precisamente o paºis oinde existe mais miséria, apesar de ser o mais rico do mundo.

    Quanto a seres aliado, conscientemente claro que não, porque vocês são insconscientes por natureza, mas na prática são vocês, com os vossos crimes, que justificam os crimes do comunismo. O comunismo nunca teria tido qualquer aderência, nunca teria tomado o poder em nenhum país do mundo, se não fossem animais como vocês darem-lhes razão com os vossos crimes.

Newer Comments →

Arquivo Histórico

Colaboradores

  • Abraão Loureiro
  • Associação Ateísta Portuguesa
  • Carlos Esperança
  • Eduardo Costa Dias
  • Eduardo Patriota
  • Fernando Fernandes
  • João Vasco Gama
  • José Moreira
  • Ludwig Krippahl
  • Luís Grave Rodrigues
  • Onofre Varela
  • Palmira F. Silva
  • Raul Pereira
  • Ricardo Alves
  • Ricardo Pinho
  • Ricardo S Carvalho

Visitas

Diário

Novembro 2010
D S T Q Q S S
« Out   Dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Top Commenters

Administração

  • Iniciar sessão
  • RSS dos artigos
  • Feed RSS dos comentários.
  • WordPress.org

#ateismo

Canal #ateismo no IRC.

Use o mIRC ou o ChatZilla para aceder.



©2012 Diário Ateísta
Concebido na plataforma WordPress sobre tema desenvolvido por Graph Paper Press.