Uma decisão histórica e justa
3 de Novembro de 2009 | Escrito por Carlos Esperança | Publicado em Laicidade | 8 Comentários
A presença de crucifixos nas salas de aula é “uma violação do direito dos pais de educar os seus filhos de acordo com as suas convicções” e “uma violação da liberdade religiosa dos estudantes”. Esta foi a deliberação do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo.
Comentário: Esta decisão é uma vitória da laicidade e reduz o espaço de proselitismo das diversas religiões que disputam o mercado da fé.
Novembro 3rd, 2009 at 22:41 (#)
muito igado pela materia aqui postada
Novembro 4th, 2009 at 11:03 (#)
Também concordo que é uma decisão histórica… o problema é a passagem à prática: quem vai retirar as cruzes das salas???
Não esqueçam que ainda há muito padre a dar aulas de moral nas escolas.
Novembro 5th, 2009 at 01:41 (#)
M Michael
O proselitismo religioso não existe propriamente ninguem é obrigado a ir ou a ter uma religião creio eu … não esageremos … e não se queira também usar um proselitismo ateista e tentar impor e restringir aos outros a boa liberdade pela qual lutamos.
Mesmo com a laicidade do proprio estado temos de ter sempre um apoio de ética, coisa que muitas vezes foi unicamente fundamentada e apoiada basicamente em sua maior parte pela religião desde o tempo de nossos avos, bisavos e por ai … que são as supostas instituições encarregues de isso e de dar seu apoio nesse campo.
Eu acho um esagero e não sei se fica muito bem para o ateismo esta medida pelo simples facto de que se uma pessoa se diz supostamente ateu, logo supostamente não acredita, logo supostamente nem se deveria incomodar … nem supostamente deveria estar a dar tanta importancia e poder perturbar tanto em uma sala de aula a um suposto ateu um crucifixozinho.
Novembro 5th, 2009 at 09:57 (#)
«…temos de ter sempre um apoio de ética, coisa que muitas vezes foi unicamente fundamentada e apoiada basicamente em sua maior parte pela religião desde o tempo de nossos avos, bisavos e por ai … que são as supostas instituições encarregues de isso e de dar seu apoio nesse campo.»
Pedro, você está a fazer uma confusão comum a muitos crentes, entre, ética, lei e moral. A religião nunca serviu como código de ética nem moral, a não ser nas teocracias. Veja o Irão. No tempo em que a Europa estava sujeita à moral religiosa/bíblica, as fogueiras faziam churrasco humano. Já esqueceu?
Nos países muçulmanos a ética e a moral, é ditada pelo Corão, pelo chicote, a mão amputada e o apedrejamento.
Novembro 5th, 2009 at 20:04 (#)
M Michael
Sim creio que existe certas politicas nos mulçumanos que dá que pensar um bocado creio eu mas o que eu queria chegar com isso é que voces estavam a afirmar estado laico o laicismo, separação entre estado e religião ou etica mas o estado é composto por pessoas crentes e desde sempre basicamente foram eles que ajudaram na etica … ou seja sou contra o laicismo uma vez que necessitamos de algo que nos rega a etica seja lá do que for, coisa que tu não optas muito pela etica dos mulçumanos prontos eu acho que tb não concordo com certas cosas … mas mesmo essas coisas “etica, religião que suportou ate agora essa parte, etc etc” sendo independentes tornam-se de uma certa forma juntas por outro lado.
Novembro 5th, 2009 at 20:08 (#)
M Michael
Sim creio que existe certas politicas nos mulçumanos que dá que pensar um bocado creio eu mas o que eu queria chegar com isso é que voces estavam a afirmar estado laico o laicismo, separação entre estado e religião ou etica mas o estado é composto por pessoas crentes e desde sempre basicamente foram eles que ajudaram na etica … ou seja sou contra o laicismo uma vez que necessitamos de algo que nos rega a etica seja lá do que for, coisa que tu não optas muito pela etica dos mulçumanos prontos eu acho que tb não concordo com certas cosas … mas mesmo essas coisas “etica, religião que suportou ate agora essa parte, etc etc” sendo independentes tornam-se de uma certa forma juntas por outro lado.
Novembro 6th, 2009 at 01:04 (#)
M Michael
Sim creio que existe certas politicas nos mulçumanos que dá que pensar um bocado creio eu mas o que eu queria chegar com isso é que voces estavam a afirmar estado laico o laicismo, separação entre estado e religião ou etica mas o estado é composto por pessoas crentes e desde sempre basicamente foram eles que ajudaram na etica … ou seja sou contra o laicismo uma vez que necessitamos de algo que nos rega a etica seja lá do que for, coisa que tu não optas muito pela etica dos mulçumanos prontos eu acho que tb não concordo com certas cosas … mas mesmo essas coisas “etica, religião que suportou ate agora essa parte, etc etc” sendo independentes tornam-se de uma certa forma juntas por outro lado.
Novembro 6th, 2009 at 01:08 (#)
M Michael
Sim creio que existe certas politicas nos mulçumanos que dá que pensar um bocado creio eu mas o que eu queria chegar com isso é que voces estavam a afirmar estado laico o laicismo, separação entre estado e religião ou etica mas o estado é composto por pessoas crentes e desde sempre basicamente foram eles que ajudaram na etica … ou seja sou contra o laicismo uma vez que necessitamos de algo que nos rega a etica seja lá do que for, coisa que tu não optas muito pela etica dos mulçumanos prontos eu acho que tb não concordo com certas cosas … mas mesmo essas coisas “etica, religião que suportou ate agora essa parte, etc etc” sendo independentes tornam-se de uma certa forma juntas por outro lado.